16/07/2008

Capoeria Patrimônio Cultural Imaterial



A capoeira acaba de se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em reunião do Conselho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realizado, nesta terça-feira (15), no Palácio Rio Branco. O inventário para o registro do esporte como um bem cultural do país foi uma iniciativa do Iphan e é resultado de uma ampla pesquisa realizada nos últimos dois anos para a produção de conhecimento e documentação sobre esse bem imaterial. Uma vez registrado o bem, será possível elaborar projetos e políticas públicas que envolvam ações necessárias à preservação dessa manifestação.

Essa é uma excelente iniciativa de reconhecimento da cultura popular de resistência negra. A capoeira foi reconhecida no Governo Getúlio Vargas que legalizou a Capoeira, reconhecendo-a como luta nacional brasileira e, posteriormente, oficializou sua prática através do ministério da Educação. Agora no Governo Lula novamente ela volta a ser reconhecida.

O Governador da Bahia Jacques Wagner era um dso mais entusiasmados com o reconhecimento. “não há quem não admire a capoeira, principalmente pelo trabalho educacional dos mestres que incorporam tantos jovens ao esporte”, disse.

Nenhum comentário: